Quem Somos?

Somos um grupo de amigos que resolveu, ao invés de ficar sentado na cadeira com pena dos cavalos explorados de forma indiscriminada nas ruas do Rio de Janeiro, fazer alguma coisa... Quer ajudar? Junte-se a nós!

segunda-feira, 25 de agosto de 2008

MAUS TRATOS À CAVALOS EM PETROPOLIS

Cavalos em Petrópolis/RJ
(Fonte: Ativistas locais)


Petrópolis é uma cidade serrana e turística, no estado do Rio de Janeiro. Apesar de ser conhecida pelas suas belezas naturais, a cidade não tem qualquer política de controle sobre os animais, principalmente cavalos, que são abandonados, sofrem maus tratos e acabam mortos em acidentes.

Acidentes envolvendo cavalos são freqüentes na cidade, conforme notícias nos jornais locais:


Tribuna de Petrópolis, 14/10/2003, pág. 5, com manchete de primeira pág.)
"CAVALO CAUSOU ACIDENTE FATAL (manchete de primeira pág)
Testemunhas afirmaram que ele havia desviado de um cavalo solto na pista. O acidente aconteceu próximo ao retorno de Nogueira, por volta das 5h45, e o chaveiro José Cláudio Ferreira, de 47 anos, morador da Rua Agostinho Goulão, em Corrêas, teve morte instantânea. Ele seguia no Fiat Premio placa KTM-3130, sentido Itaipava/Corrêas, quando invadiu a pista da contramão e bateu de frente no coletivo da Autobus placa LCT-6462, que seguia para o Terminal de Itaipava. O motorista do ônibus, José Antonio Neto de Souza, de 51 anos, informou à Polícia Civil que ainda tentou evitar a colisão, seguindo para próximo à calçada, mas de nada adiantou. Ele relatou que chegou a ver o cavalo na pista e que José Cláudio, após desviar do animal, não conseguiu retornar para sua mão. Ao descer do coletivo, José Antonio foi em direção ao automóvel e percebeu que a vítima, presa às ferragens, não se movia. Populares entraram em contato com o Corpo de Bombeiros e o Grupo Petrópolis Resgate, mas quando eles ch


TRIBUNA DE PETRÓPOLIS, 27/07/2002, pág. 6
"CAVALO CAI DE UMA ALTURA DE MAIS DE 30 METROS E MORRE
Um acidente com características inusitadas aconteceu na última 5a. feira, na Rua Washington Luis. Um cavalo que pastava em uma pedreira caiu de uma altura de cerca de 30 metros, no quintal de uma casa, morrendo em seguida. (...)Na tarde de quinta-feira, o Corpo de Bombeiros foi chamado pelos moradores da casa n. 621 da Rua Washington Luis para socorrer um cavalo que havia caído sobre uma caixa d'água localizada no terreno aos fundos da casa. O animal foi levado pelos bombeiros para um descampado acima da pedreira, mas, como não foi preso pelo proprietário, voltou ao terreno e acabou caindo nos fundos da residência. (...) O dono do cavalo não pode ser identificado. O animal estava pastando em um terreno na Rua Washington Luis, 821, onde foram encontrados outros cavalos".


Tribuna de Petrópolis, 14/03/2001, pag. 4
"" VOLUNTÁRIOS SE MOBILIZAM PARA SALVAR CAVALO, MAS ELE NÃO RESISTE A
FERIMENTOS
Um cavalo ferido que estava abandonado desde a última 6a. feira na Rua Alberto Martins, Floresta, morreu na manhã de ontem, durante sua retirada, feita por voluntários.(...) Os moradores informaram que desde a última 6a. feira tentaram conseguir ajuda junto aos órgãos públicos para salvar o cavalo, mas nada conseguiram. Segundo a dona de casa Lúcia Helena Martins do Prado, penalizada com o sofrimento do animal, ela realizou 32 telefonemas para diversos locais, mas ninguém se prontificou a ir ao local para cuidar dele".


Tribuna de Petrópolis, 10/11/2000, pag. 5
"CAVALO CAIU DENTRO DO RIO PIABANHA, SE FERIU E TEVE QUE SER SACRIFICADO
A queda de um cavalo dentro do rio que corta a Rua Pedro Elmer, em Cascatinha, causou grande transtorno durante todo o dia de ontem. O animal caiu de uma altura de cerca de oito metros, na tarde de 4a. feira, e foi retirado de dentro do rio pelo Corpo de Bombeiros, mas a sua remoção para o depósito, que deveria ser feita pela Comdep, não foi possível e o equino acabou tendo que ser sacrificado. (..). Outro cavalo que ainda pastava no local de onde o primeiro acabou caindo foi levado pela Comdep para o depósito. O caso desse cavalo trouxe à tona a questão da irresponsabilidade de proprietários de animais, que os deixam soltos, demonstrando os maus tratos e ainda ocasionando acidentes. De acordo com a veterinária, a Vigilância Sanitária recebe várias denúncias de animais soltos em diversos pontos do município, mas a não identificação de seus proprietários dificulta que medidas preventivas sejam tomadas".


Se você quiser participar desta ação, escreva para a Prefeitura, Vereadores e jornal de Petrópolis, exigindo que seja tomada uma atitude a respeito. É inadmissível que uma cidade turística trate seus animais dessa forma.

É necessária a implantação de um cadastramento dos animais na cidade, para que os donos possam ser responsabilizados no caso de um acidente. Outrossim, a proibição do trânsito dos eqüinos na cidade também se faz essencial nesse caso.

***Lembre-se de colocar na mensagem para o jornal seu nome completo, RG e endereço, para que seja considerada para publicação***

Os endereços (o que está entre parênteses é o que vem depois da @):

*Prefeitura
gapascom@petropolis.rj.gov.br

*Vereadores
adaoviana@cmp.rj.gov.br
baninho@cmp.rj.gov.br
fernandocoelho@cmp.rj.gov.br
helinho@cmp.rj.gov.br
joaoluiz@cmp.rj.gov.br
tobias@cmp.rj.gov.br
jorginhobanerj@cmp.rj.gov.br
joseverissimo@cmp.rj.gov.br
lucelioribeiro@cm.rj.gov.br
luizfernando@cmp.rj.gov.br
henriquemanzani@cmp.rj.gov.br
mauropujol@cmp.rj.gov.br
paulomustrangi@cmp.rj.gov.br
freixiela@cmp.rj.gov.br
renatothome@cmp.rj.gov.br
ronaldoramos@cmp.rj.gov.br
takasiosako@cmp.rj.gov.br
vadinho@cmp.rj.gov.br
washington@cmp.rj.gov.br
zoca@cmp.rj.gov.br
renatafadel@cmp.rj.gov.br


*Jornal TRIBUNA DE PETRÓPOLIS
redacao@e-tribuna.com.br (e-tribuna.com.br)

Nenhum comentário: